top of page

Santos

 

 denominações  A  a   I

 

_______________________________

Santo Agostinho

Imagem em madeira, cedro,

altura 70cm – 1993 

Localização – Brasilia - DF 

Santo Expedito
1
Imagem em madeira, mogno, altura 29cm, com olhos de vidro - 2009 

Localização - Rio de Janeiro – RJ

Santo Expedito

Imagem em madeira, mogno, altura 29cm , com policromia e

olhos de vidro - 2009 

Pintura barroca - Magda Arruda
Rio de Janeiro RJ
21 2547-1021 

Localização - Rio de Janeiro - RJ

Detalhes

São Benedito - miniatura
1
Imagem em madeira, cedro,

altura 14 cm - 2007

Localização - Rio de Janeiro - RJ

São Benedito
2
Imagem em madeira, cedro vermelho, altura 30cm - 2012.

Localização - Franca - SP

São Benedito2A.jpg

São Benedito - miniatura
3
Imagem em madeira, cedro,

altura 17 cm - 2007

Localização - Rio de Janeiro - RJ 
 

São Benedito
5
Imagem em madeira, mogno,

altura 1,70 m, 

- consagração em 17.07.2000

Localização - Taubaté - SP
Santuário de São Benedito
Encomenda do Padre Giovani da
Congregação do Coração de Jesus

São Benedito
4
Imagem em madeira, cedro,

altura 45cm - 1984 

Localização - Bela Vista - GO
 

São Benedito
6
Filho de escravos vindos da Etiópia

- 1526 - 1589

Imagem de roca ( tipo de escultura sacra que são vestidas com trajes de tecido)
-feita em cedro vermelho, com 75cm de altura –  setembro de 2015.

Localização - Igreja Nossa Senhora do Rosário
Nazareno - MG
Encomenda do Pároco - Pe. Rondineli Cristino

História

São Benedito nasceu perto de Messina, na ilha da Sicília, Itália, no ano de 1526. Benedito significa abençoado. Seus pais foram escravos vindos da Etiópia para a Sicília. Era filho de Cristovão Manasceri e de Diana Larcan. O casal não queria ter filhos para não gerarem mais escravos. O senhor deles, sabendo disso, prometeu que, se eles tivessem um filho, daria a ele a liberdade. Assim, eles tiveram Benedito. E, como prometido, ele foi libertado pelo seu senhor ainda menino.

Benedito foi educado por seus pais na fé cristã. Quando menino, cuidava das ovelhas e sempre aproveitava para rezar o Rosário, ensinado por sua mãe.

Quando tinha 20 anos foi insultado por causa de sua raça. Porém, com muita calma e paciência suportou tudo. Vendo isso, o líder dos eremitas franciscanos, Frei Jerônimo Lanza, convidou-o para fazer parte da congregação. São Benedito aceitou prontamente, vendeu tudo o que tinha e se tornou um eremita franciscano, ficando com eles por volta de 5 anos.

O Papa Pio IV, desejando unificar a ordem franciscana, ordenou aos eremitas que se juntassem a qualquer ordem religiosa. Benedito foi para o mosteiro da Sicília, um convento em Santa Maria de Jesus. Era o convento dos franciscanos capuchinhos. Benedito entrou como irmão leigo, assumindo uma função tida como secundária: a de cozinheiro. Benedito, porém, fez da cozinha um santuário de oração e fervor. Vivia sempre alegre e com muita mansidão, conquistando a todos com sua comida saborosa e sua simpatia.
Foi transferido depois para o convento de Sant’Ana di Giuliana, ficando por 4 anos. Depois retornou para o convento de Santa Maria de Jesus, permanecendo ali até sua morte.

Por causa de sua vida exemplar, trabalho, oração e ajuda a todos, Frei Benedito tornou-se um líder natural. Em 1578 foi convidado para ser o Guardião, (superior) do mosteiro, cargo que aceitou depois de muita relutância. Apesar de ser analfabeto, administrou o mosteiro com grande sucesso, seguindo com rigor os preceitos de São Francisco. Organizou os noviços, foi caridoso os padres, era o primeiro a dar exemplo nas orações e no trabalho.

Os teólogos vinham de longe para conversar com São Benedito e aprender com ele. Frei Benedito tinha o dom da sabedoria e o dom da ciência. E, apesar de sua condição de analfabeto, ensinava a todos.

Policromia - Cristiano - São João del Rei

Mandava os porteiros não dispensarem nenhum pobre sem antes dar-lhes alimento e ajuda, mesmo na dificuldade do mosteiro. Quando termina seu mandato como superior, ele volta com alegria para o seu ofício de cozinheiro.

Todos queriam ver e tocar em São Benedito, por causa de sua fama de santidade, palavras, milagres e orações. Os escravos simpatizavam muito com ele, por ser negro, pobre e com grandes virtudes. Em torno do seu nome surgiram numerosas irmandades. São Benedito é um dos Santos mais populares no Brasil, com inúmeras paróquias por todos os lugares inspiradas em seu modelo de humildade e caridade.

Grande é o numero de milagres de São Benedito, inclusive a ressurreição de dois meninos, a cura de vários cegos e surdos, a multiplicação de peixes e pães, e vários outros milagres. Alguns milagres de multiplicação de alimentos aconteceram na cozinha de São Benedito. Por isso, ele é tido carinhosamente pelo povo como o Santo Protetor da cozinha, dos cozinheiros, contra a fome e a falta de alimentos.

Um dia Frei Benedito profetizou que quando morresse teria que ser enterrado às pressas para evitar problemas para seus irmãos. Depois disso, ficou gravemente doente e faleceu no dia 4 de abril de 1589, aos 65 anos de idade. E a profecia se cumpriu: quando ele faleceu uma multidão invadiu o mosteiro para vê-lo, conseguir algum objeto seu ou um pedaço de sua roupa de monge para terem como relíquia do santo pobre e humilde, causando problemas para o convento.
Na hora de sua morte ele disse com muita alegria: Jesus! Jesus! Minha mãe, doce Maria! Meu Pai São Francisco! E morreu em paz. Seu corpo foi transladado para a igreja e exalava suave perfume. Exumado posteriormente, estava intacto, (incorrupto). Em 1611 seu corpo foi colocado em uma urna de cristal na igreja de Santa Maria em Palermo para visitação e permanece até os dias de hoje.

Imagem de São Benedito
São Benedito foi canonizado em 24 de maio de 1807, pelo Papa Pio Vll. É representado com o menino Jesus nos braços por que fora visto várias vezes com um lindo bebê nos braços quando estava em profunda oração. Por orientação da CNBB, no Brasil a festa de São Bendito é comemorada no dia 5 de outubro.

Oração a São Benedito
Glorioso São Benedito, grande confessor da fé, com toda a confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com dons celestes, consegui-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos.
Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres. Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto. Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozá-lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes. Assim seja, amém.

 

São_Benedito7_-_set_18.jpg

São Benedito
7
Imagem em madeira, cedro,

altura 50cm - set 2018 

Localização - Poços de Caldas - MG

São Bernardo de Claraval

Imagem em madeira, mogno,

altura 25cm - 2008 

Localização – Belo Horizonte - MG

11a Beato Carlo Acutis.jpg
11aa Beato Carlo Acutis - costa.jpg

Beato Carlo Acutis

 

Imagem em madeira, mogno , altura 50cm - 2024


Localização – Belo Horizonte – MG

São Cristovão

Imagem em madeira, cedro,

altura 1m – 1980

Localização–Ibituruna – MG
Paróquia de São Gonçalo
Encomenda - Padre José Jorge Nicolau

11aStoElesbão fev2024 SP Pe. Maicon.jpg

São Elesbão

Imagem em madeira, mogno, alt. 17cm – fev 2024

Localização - Itatiba SP

Pe Maicon

São Felipe Apóstolo

Imagem em madeira, cedro,

altura 50cm – 1989

Sua profissão de pescador está representada pela cesta de peixe.

Localização - Divinópolis - MG
Paróquia São José
Padre Bento

Beato Frederico Ozanam (1813-1853)

Imagem em madeira, mogno,

altura 60cm - 2007

 

Policromia - Imagens Sanjoanense Ltda - 2014

Localização - Rio de Janeiro - RJ
Sociedade São Vicente de Paula

Fundador da Sociedade São Vicente de Paula,um movimento católico de leigos que se dedica a caridade, em ações sociais para socorrer os mais pobres. Pai de família, culto, erudito, era Doutor em Direito e em Letras, tendo sido professor-titular da cátedra de Literatura Estrangeira na Universidade da Sorbonne, em Paris, França.

A imagem esculpida em estilo neoclássico, tem detalhes que valorizam o traje de época, uma casaca, do Século XIX. As dobras das mangas meio arregaçadas e o pregueado da calça, em conjunto com os minuciosos botões e cortes precisos da 

casaca, de uma elegante alfaiataria, além dos frisos do colete e da gravata, formam um conjunto de esmero artístico que imprime um realismo extraordinário e instantâneo à peça. Outro destaque são os detalhes da pena (caneta da época), segura na mão direita da escultura. A beleza também pode ser apreciada no esmero dos cabelos esculpidos fio a fio e na serenidade do semblante estampado nas feições joviais do Beato.                                                              Texto Israel Matos

São Geraldo
1
Imagem em madeira, cedro,

altura 80cm - 1994 

Ibituruna-MG
Capela Fazenda Sta. Helena

São Geraldo
2
Imagem em madeira, mogno,

altura 60cm – 1990

Localização – Divinópolis – MG

São Gonçalo do Amarante
1
Imagem em madeira, cedro, altura 90cm – 1994 

Localização - Ibituruna - MG 
Padroeiro da cidade
Paróquia de São Gonçalo de Ibituruna 
Padre José Jorge Nicolau

São Gonçalo do Amarante
2
Imagem em madeira, cedro,

altura 40cm – 1996 

Localização - Bom Sucesso - MG

São Gonçalo violeiro

Imagem em madeira, mogno,

altura 70cm - julho 2003.

Localização - São Paulo - SP

Santo Inácio de Loyola

1

– Fundador da Companhia de Jesus

– Jesuitas


Imagem em madeira, cedro,

altura 50cm – 1998 

Localização - Rio de Janeiro - RJ

Costas

Santo Inácio de Loyola

2

–Fundador da Companhia de Jesus

–Jesuitas

Imagem em madeira, cedro,  altura1,05m - set 2013

Localização - Abadiana - GO

Costas

Uma imagem magnífica, uma peça que contrasta seu volume e peso com a leveza da escultura.
Um trabalho barroco contemporâneo, de alto nível, que tem uma simbiose, uma semelhança com o barroco do século XVIII do Aleijadinho.
Nele tudo se mistura com harmonia: a beleza do semblante sereno e nobre do rosto fidalgo;
o movimento andante;
a cabeça inclinada que reflete a luz de um olhar piedoso;

o adorno da aureola que enfeita, enobrece e dá pompa à obra; 
a riqueza dos contornos e voltas ao vento do panejamento dos paramentos; e

o soberbo, magnífico e delicado alto relevo em arabescos que bordam toda a esculturas como se fossem tecidos e bordados com fios de ouro por mãos de fada.

Uma obra solene do escultor Benedito Santeiro, de Nazareno MG e do seu fiel colaborador o escultor Fernando Altieres.

Texto - Israel Matos

Detalhes

20aSanto Inácio de Loyola-60cm-São Paulo-2013- talvez.jpg

Santo Inácio de Loyola

3

– Fundador da Companhia de Jesus

– Jesuitas


Imagem em madeira, cedro,

altura 50cm – 2015

Localização - São Paulo SP

20Santo Inácio de Loyola2C-Abadiana-2013.jpg

B E C
NAZARENO MG
30.02.13

Santo Inácio de Loyola
4
Fundador da Companhia de Jesus – Jesuitas; 

a Ordem Religiosa a que pertence o Papa Francisco

Imagem em madeira, mogno,
altura 17cm, com pedestal 24cm,
com portal 32cm – 5 abr 2014

Fotografia - Fernando Altieres

Localização – Rio de Janeiro – RJ

Uma imagem de apenas 18cm, esculpida em madeira, mogno. No mais puro estilo barroco que ressuscita a escola de Aleijadinho, é uma peça de rara beleza. Chama atenção pelo requinte e riqueza dos detalhes numa imagem tão pequena. O olhar sereno contempla o infinito e as mãos expressivas, com o gestual dos dedos, clamam pelo acolhimento. 

A Casula (paramento) esculpida com bordados cheios de arabescos, tem leve ondulação, criando a impressão de estar em movimento.

A escultura tem igual distinção e delicadeza na parte das costas, onde os entalhes em alto relevo da Casula se destacam com uma grande cruz preenchida e envolta com ornamentos de arabescos e cachos de uva que embelezam a peça com harmonia e refinamento.

A Casula parece bordada com fios de ouro por mãos de fada, tamanho o esmero e perfeição que nos impacta a vista.


A Alva, parte da vestimenta abaixo da Casula, tem detalhes rendados que circundam toda a imagem.

A pequena escultura de Santo Inácio passa a sensação de estar em movimento, caminhando firme e sereno.

Apresenta-se com pompa, está colocada sobre um Trono e envolta por um Portal que torna a obra ainda mais majestosa e triunfante, representando o santo guerreiro que tinha por lema : PARA MAIOR GLÓRIA DE DEUS! 
Texto - Israel Matos

Benedito e sua minúscula imagem - 2014

Detalhes - antes da policromia

20170928_211228-rv.jpg

Detalhes

20171003_202214_resizedRV.jpg
20171003_202453_resizedRV.jpg
20171003_202550_resizedRV.jpg
20171003_202504_resizedRV.jpg
20171003_202735_resizedRV.jpg
20171003_202329_resizedRV.jpg
20171003_202401_resizedRV.jpg
bottom of page